sábado, janeiro 07, 2012

Aqui disparado


Eu estava aqui parado. Tentava de uma maneira dentro dos meus pensamentos encontrar alguém que eu precisasse ou que fosse importante a ponto de me identificar.
Quanto mais eu buscava mais longíncua e incomum essa força parecia se distanciar. Mas que coisa poderia ser tão importante a ponto de eu dizer que cheguei? Só via a lua embaçada no seu quinto dia de crescente, pronunciando uma pequena trégua das chuvas que castigaram centenas de cidades. Ela me tinha aparecido desde que eu havia ido comprar esse merlot no supermercado. De madrugada, eu não sabia se arriscava sair para vê-la de novo. Poderia eu encontrar, nesse desencontro marcado, algo que fosse relevante compreender? Quando lá cheguei e na areia sentei, percebi que eu ali estava para ninguém encontrar!
Só a lua me parecia familiar. Só ela parecia me enxergar.
Aquele brilho embaçado era a única coisa que minha alma conseguia compartilhar. Ela parecia defeituosa em sua essência. Era eu, na verdade, que reconhecia na imperfeição da revolta da natureza, quando não a compreendi e respeitei, a deficiência de mim mesmo. Me senti culpado pela catástrofe do mundo, por acreditar que eu não faço o suficiênte para mudar no mundo o que eu não concordo. Como se a natureza reagisse em resposta até a minhas ideias e pensamentos.
Algumas pessoas passaram por mim enquanto eu caminhava na areia e em todo o restante do percurso. Alguns fazendo o mesmo que eu. Outros indo no caminho oposto.
Alguns dormiam e vagavam subconcientes no ar. Até me confundia em alguns momentos nas ondas que vinham de tantos transeuntes, mas sem sair de uma espécie de transe consciente. Aqui estou eu parado de novo, então.
Selene já não me vê tão de perto...
Com tanto, enfim compreendo a quem destinava aquela vontade de encontrar àquele alguém. Era eu, que havia escapado um pouco de mim e que com a dor do mundo parecia ter que lidar, como se ela fosse de meu próprio corpo de células. Era eu que precisava passear e ver a lua comigo mesmo sem ninguém para interromper. Era eu com quem eu precisava estar. Era eu o único capaz de perceber que na solidão de estar consigo mesmo é que mora a cura para esse vazio que chamaram de falta. Mas como poderia eu faltar a mim mesmo? Como pude eu a mim não respeitar? Como pedir desculpas a si mesmo nesses casos? Quanta gente resolveu ir descançar depois de tanto tentar dizer que é preciso não acreditar em tudo que parece ser verdade! Não é necessário ser cético ao extremo, mas nunca se deixe perder a capacidade de questionar. Em construções muito simples, de frases ou argila, reside a chegada do aconchego e do sussego. Não está tão distante a resposta, não é assim tão intangível a real sabedoria, cuja base é o amor. A água da chuva misturada a terra vermelha invadindo e fertilizando a natureza, é nisso que quero pensar. E eu estou aqui em mim, ao mesmo tempo que em todo lugar, pois de mim provém muitas consequências até mesmo ao estar aqui aparentemente parado.

Nenhum comentário: